segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dorata


Alguns anos depois do fim da guerra e libertação dos campos nazistas, um grupo de ex-prisioneiros polacos começou a propagar publicamente a idéia de conservar a memória das vítimas de Aushwitz. Assim que foi possível uma parte deles chegou ao local do antigo campo para proteger suas ruínas. Eles organizaram a chamada Defesa Permanente do Campo de Oswiecim e começaram a cuidar dos milhares de peregrinos que chegavam em massa buscando sinais de seus familiares, orar e prestar homenagem aos assassinados. Em 2 de julho de 1947, foi fundada o Museu Nacional Aushwitz-Birkenau.

Desde então pessoas direta ou indiretamente ligadas a maior tragédia cometida por seres humanos, fazem de seu projeto de vida, o trabalho de preservação, divulgação, manutenção da memória, guias dos visitantes.

Todo este trabalho é feito com profunda dedicação e energia. Desde os mais relevantes aspectos até os mínimos obscuros detalhes são expostos. São pessoas apaixonadamente convencidas que o seu trabalho contribui para que a verdade mantenha-se viva e que a humanidade não volte a ser atingida pela barbárie. Dorota é uma dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário