segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Castelos e Dragões



Conta a lenda que, há muito tempo, em uma certa colina chamada Wawel, hoje pertencente a Polônia, o Rei do local chamado Krak contruiu um castelo fortificado para defender-se dos seus inimigos. O seu povo vivia muito bem, saindo do castelo durante o dia para plantar e cuidar de ovelhas e bois.

Um determinado dia, apareceu na região, ninguém sabe de onde, um feroz dragão que devorava tudo que encontrava. O Rei mandou levantar ainda mais os muros do castelo e enviou seus mais corajosos cavaleiros para matar o dragão sem qualquer sucesso. O dragão devorava todos os animais e destruia a plantação nos arredores, aterrorizando todos os habitantes do local.

O rei Krak, desesperado com a fome e o pavor do seu povo, prometeu que satisfaria qualquer desejo de quem matasse o dragão e daria sua filha a princesa Wanda em casamento.

Foi então que um jovem muito esperto, aprendiz de sapateiro, disse ao rei que podia matar o dragão. No início, todos ficaram incrédulos, porém quando o jovem disse ao rei o seu plano, o rei Krak, como não tinha mais nada a perder, concordou, achando que o jovem seria mais uma vítima do dragão.

O pequeno sapateiro, conseguiu matar o dragão e foi recebido no Castelo de Wawel como verdadeiro herói, sendo carregado nos ombros de todo o povo.

O jovem não quiz nada para si e também não aceitou casar-se com a princesa, mas isto já é outra história.

As terras do Rei Krak, expandiram-se e hoje é conhecida como Kraków, ou Cracóvia em Português. Durante muito tempo foi a capital da Polônia e até hoje o Castelo de Wawel é uma dos lugares mais bonitos da cidade, com suas majestosas torres, salões, tapeçarias, jóias, catedrais, jardins, portões etc.

Toda esta história está contada em Polonês, Inglês e Austríaco. Os garotos espertos, vão estudar muito, passar de ano e fazer pesquisa sobre o Castelo de Wawel. Também vão aprender a ler e falar outras línguas para poder ler um lindo livro sobre a lenda do dragão e de como o jovem conseguiu a incrível proeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário