terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um abraço no Chaia



Szaia Iuda Vibranovski, o Chaia, ou ainda o Xavier como era conhecido em Vitória, Espírito Santo, nasceu em um pequeno vilarejo chamado Kolbiel (clique para ver), a cerca de 50 km a sudeste de Varsóvia, em 1905. Comemorava seu aniversário no dia primeiro de maio, apesar de não ter certeza desta data. Os pais de Chaia, Moses e Hendla, tiveram uma numerosa prole de 8 filhos, 4 homens e 4 mulheres. *(Jitman disse: Os meninos chamavam-se Nathan, Saul, Guitman e Szaia. As meninas Fanny, Dora, Frida e (?). Fanny, já com sua filha Helena e mais Dora e Frida imigraram para o Brasil. Parece que mais um (filho/a ou marido/esposa) também imigrou porém retornou*).

Aos 23 anos morava na Rua Targowa 2 apt 234 no bairro de Praga em Varsóvia. Em polonês TAR significa BAZAR e Targowa pode ser traduzido como o local do bazar. Além da remodelação natural como qualquer cidade, Varsóvia sofreu grande destruição durante a segunda guerra. O edifício existente no local foi substituído por um outro prédio que leva o mesmo número 2. Ainda é o primeiro prédio desta rua. O prédio vizinho a este, já em outra rua é ainda antigo, mal conservado, expondo seus tijolos que provavelmente foram também vistos por Chaia.

O novo prédio aparentemente está recuado em relação ao prédio original. Na sua frente existe uma árvore que aparenta ser antiga... caso ela tenha mais de 80 anos, certamente Chaia brincou nela, deitou-se à sua sobra e quem sabe, garoto escalou seus galhos... não dá para saber, todos que puderam testemunhar já se foram.

Fica uma indagação: Em 1928, quando Chaia partiu para o Brasil, o bairro de Praga não era o local onde a maioria dos judeus poloneses viviam. Foi um local muito pobre, habitado pelos menos favorecidos. Ainda hoje este bairro é considerado inferior para residência e existem prostíbulos. Uma das hipóteses e que Chaia tenha usado este endereço somente para questões de obtenção do passaporte que foi feito em uma delegacia policial, na época vizinha do prédio.

O Instituto Histórico Judaico em Varsóvia possui uma notável coleção de informações sobre judeus que procuraram parentes após a grande guerra. Seus registros revelam somente 3 buscas com o nome Wybranowski (ou Wybranowka no feminino).

No dia 25/6/1946 Zofia Wybranowska nascida em Tomaszów Lubelski/Polonia (28/11/1913) e Aleksandra Wybranowska nascida em Zytomeirrz/Ucrânia (12/6/1941), mãe e filha, procuravam parentes.

No dia 19/10/1946 Josef Wybranowski nascido em Kielce/Polônia (2/1/1926) também procurava parentes.

É muito possível que Aleksandra e Josef ainda vivem. Vamos abraçar a árvore e procura-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário