quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bárbara



Bárbara Schmid, uma pessoa especial, foi me apresentada no Rio, via internet, por um grande amigo. Reside em Viena, mas passa anualmente algum tempo em Varsóvia, sua cidade natal, onde dispõe-se a trabalhos voluntários, entre eles, no Instituto Histórico Judáico.

Recebeu-me no aeroporto de Varsóvia e desde então trata-me com muita atenção e carinho. Levou-me para conhecer os pontos mais importantes da cidade, incluindo o seu Instituto e seu notável acervo impactante.

Quando soube que eu queria visitar o local de residência do Chaia, na Rua Targowa 2, ficou perplexa. Levou-me ao local que buscava e contou-me uma história pessoal:

Sua mãe, ainda jovem, com 26 anos, durante a guerra, escondeu-se com mais 6 familiares, incluindo sua avó, nesta mesma rua, no número 64 - terceiro andar. Como somente ela não tinha fisionomia judáica, era a única que podia sair à rua. Por ser muito bonita, em uma dessas saídas foi seguida por um soldado alemão que a acompanhou, paquerando, até sua moradia. Os demais familiares em outro aposento ficaram aterrorizados, mas felizmente nada mais aconteceu.

Eis Bárbara na porta do prédio onde sua mãe encondeu-se e a varanda do terceiro piso. Ela já esteve no local diversas vezes.

Obrigado Bárbara por sua hospitalidade e atenção. São momentos preciosos em nossas vidas, que não mais serão esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário